Anápolis é líder em geração de empregos no mês de setembro

Anápolis continua a escalada na recuperação de postos de trabalho em 2017. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade liderou, em Goiás, o balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de setembro. Foram 2.865 admissões, contra 2.645 demissões, gerando saldo positivo de 220 vagas. Apesar da crise vivida no Brasil, a política de desenvolvimento econômico praticada pelo município manteve a geração de empregos, mantendo a cidade acima do Estado, que fechou o mês com a marca negativa de – 3.493.

Levando em consideração as cidades com mais de 30 mil habitantes, Aparecida de Goiânia aparece em segundo lugar, com saldo de 160 postos de trabalho, seguida por Morrinhos, com 160, Goiatuba, 110 e Niquelândia 96.

Dentre as cinco profissões que mais admitiram estão: alimentador de linha de produção, servente de pedreiro, auxiliar de escritório, vendedor do comércio varejista e faxineiro. Já os três setores da economia que mais empregaram foram: setor de serviços (150), construção civil (81) e o comércio (14).

Qualificação
A procura por trabalho aumentou nos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e a oferta também. Reginaldo Francisco de Sousa, 44, morador do Jardim Calixto, é vigilante, mas foi demitido e na manhã desta terça-feira, 24, procurou a unidade do Sine da Avenida Contorno, no Centro. Ele aguarda oportunidades como operador de empilhadeira, ou auxiliar de serviços gerais.

Para atender a demanda por qualificação dos trabalhadores, maior desafio na geração de empregos, a Prefeitura tem oferecido cursos, por meio do programa Qualificar, do Centro de Formação Profissional (Cenfor) e de parcerias com a iniciativa privada. O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Rodolfo Valentini, avalia que os números comprovam que a gestão está no caminho certo. “Já qualificamos uma quantidade de pessoas 43% superior, em relação ao mesmo período do ano passado”, declarou. Nesse ano, 1.099 pessoas já se formaram.

Novos cursos
Mas, até dezembro, novas demandas serão atendidas. Já foram disponibilizados mais seis novos cursos, também gratuitos: operador de caixa, vendedor, operador de produção de fármacos e medicamentos, mestre de obras e alimentador de linha de produção.

Outros cursos oferecidos pelo programa Qualificar são: Informática Básica e Excel, Recursos Humanos, Atendente de Caixa, Práticas Laborais, Inglês, Segurança do Trabalho, Programação e Desenvolvimento para Internet, Corte e Costura, Modelagem, Etiqueta e Cerimonial de Eventos, Instalador Hidráulico Residencial, Pintor de Obras Imobiliárias, Salgadeira, Viveiricultor, Músico de Banda e Horticultor.

Os interessados devem procurar a Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, na Rua General Joaquim Inácio, 106. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3902-1510.
Fonte e Texto: Prefeitura de Anápolis

Deixe seu comentário abaixo

Notícias Relacionadas